Nas sociedades pós-industriais ocupam lugar central a informação e o conhecimento. As transformações atingem em cheio as escolas, o trabalho, as pessoas e em particular os educadores. Esse blog tem como finalidade promover o círculo da informação.
Total de visualizações de página
domingo, 3 de julho de 2011
Deficientes tocam e entendem obras de pintores transformadas em esculturas
Abraços
Siany Góes
Congresso de Educação em Fortaleza
sábado, 2 de julho de 2011
Educar

Qual professor, ou mesmo pai, já teve a curiosidade de saber qual é o verdadeiro significado da palavra educar? E se essa é uma tarefa da família ou da escola? Para a maioria das pessoas “educar” é uma obrigação exclusiva das escolas e de seus respectivos profissionais, se esquecendo que Educar é uma função de todos, tanto dos pais quanto dos educadores. O conceito de educar vai muito além do ato de transmitir conhecimento, educar é estimular o raciocínio, é aprimorar o senso crítico, as faculdades intelectuais, físicas e morais.
O homem é um ser que precisa de orientação e informação. Esses conhecimentos são adquiridos na escola, e ela, juntamente com os pais, deve despertar nos alunos a curiosidade e a capacidade para entender o mundo que os cerca, e de ensiná-los os conceitos empregados pela sociedade.
A educação é função de todos, pois aprendemos até mesmo em uma conversa com uma pessoa de outra cultura, que recebeu educação diferente da nossa, etc. Isto é, nosso aprendizado depende não só da escola, mas também de nossos familiares e das pessoas que convivemos, seja na escola, em casa ou no trabalho. A educação é algo que cabe em qualquer lugar.
Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola
Fonte:http://educador.brasilescola.com/orientacoes/o-que-educar.htm